[RESENHA] Os Goonies

Autor: James Kahn
Editora: DarkSide Books
Páginas: 240
Ano: 2014
Classificação: 4/5
Sinopse: Edição comemorativa de 30 anos com Mapa/Postêr exclusivo, acabamento em capa dura e hot stamp. Uma verdadeira edição de colecionador, para quem gosta e entende do assunto. O clássico filme criado por Steven Spielberg, "Os Goonies", volta direto dos anos 1980 em um livro inesquecível, criado durante o processo de produção e filmagens do longa-metragem. Descubra ou redescubra o universo mágico dos meninos e das meninas das docas Goon. O livro nos leva além do filme nos dando detalhes dos personagens e contando o que aconteceu depois do final antológico.


Aqui estou com mais uma resenha para vocês.Dessa vez é do livro Os Goonies, novelização do filme de mesmo nome, com James Kahn como responsável pelo processo.


O livro foi publicado por aqui pela editora DarkSide Books, título esse que foi o responsável por dar o pontapé inicial das publicações da editora, em três edições super especiais. As duas primeiras edições, de dois anos atrás, como dito, foram os primeiros títulos da editora. Uma é mais simples, com capa normal, mas com uma edição primorosa em seu interior. A segunda edição foi muito especial, com capa dura, edição de primeira e qualidade realmente quase psicopata, além do fato de ser numerada, com tiragem de 1000 exemplares. E neste ano, em comemoração aos 30 anos do filme, a DarkSide relançou a edição especial, com algumas pequenas adições, como o mapa usado pelos Goonies.

O livro narra as aventuras dos goonies, como são chamados os habitantes das Docas Goon, em busca do tesouro perdido do pirata Willy Caolho. As pessoas que moram nas docas estão passando seu último dia naquele lugar, pois toda a região será demolida para a construção de um campo de golf.

Neste último dia, antes das aventuras darem início, o protagonista, Mickey, junto de alguns amigos, encontraram o mapa do tesouro de Willy Caolho. Dali em diante temos uma busca divertida, com bastante ação e com ótimos personagens.

Não posso me esquecer da família Fratelli, um bando de bandidos procurados pela polícia e que está envolvida diretamente na trama principal.


Basicamente, o que vocês leram mais acima é a premissa de Os Goonies. Uma história de aventura, simples, direta, sem floreios. Para mim, não é um exemplo de ótimo livro, mas não deixa de ser bom, ainda mais por ser ótimo em divertir. O fato de ser uma novelização talvez pese na qualidade, digo talvez já que, não lembro de ter lido outras novelizações para fazer comparativos de qualidade, ainda assim, James Kahn fez um ótimo trabalho escrevendo este livro.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo protagonista Mickey, então, acompanhamos tudo do ponto de vista dele, lemos os pensamentos dele e como ela pensa nas diversas situações. E gente, como ele é um menino que gosta de fantasiar as situações pelas qual o grupo passa. Ainda por cima, por ser conhecido na maioria das vezes como um covarde, ele decide mudar a si mesmo e ser um exemplo de coragem a ser seguido. 

“Os Goonies é, na verdade, um filme sobre a amizade, sobre manter-se unido. O sonho de toda criança é poder estar no controle de seu próprio destino, ainda que apenas por um sábado à tarde. Não seria incrível nunca perdermos esse sonho? A verdadeira magia dessa história está sobretudo naquilo que eles se tornam uns para os outros, de uma maneira muito especial.” – Steven Spielberg

Todos os demais personagens são divertidos e podem até mesmo ser considerados do mesmo nível do protagonista. Podemos dizer que todos ali são protagonistas daquela história e quem nos conta ela é Mickey. Todos tem seu devido destaque e poucas são as situações em que um ou outro personagem se sobressai em relação ao outro. Os Goonies trata muito mais sobre amizade e trabalho em equipe e, nada melhor de que retratar isso com personagens com papéis semelhantes, sem individualismo ou protagonismo forçado.



Dito isso, fica aqui registrado a minha dica a todos vocês. Os Goonies, por mais que não seja um exemplo de grande obra literária, é um livro que diverte e que nos passa muitas lições, além de ser uma leitura leve, ideal para aqueles que saíram de livros pesados demais. A edição da DarkSide também contribui muito para a experiência. Enfim, é isso, leitura super recomendada.

Até a próxima resenha.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário