[RESENHA] Sailor Moon #01

Autor: Naoko Takeuchi
Editora: JBC
Páginas: 240
Ano: 2014
Classificação: 5,0/5,0
Sinopse: Usagi é uma ginasial de 14 anos. Como muitas meninas de sua idade, é desastrada, distraída e um tanto preguiçosa. Em um encontro, aparentemente ao acaso, a jovem acaba conhecendo uma gatinha falante e, através dela, descobre ser dona de incríveis poderes. Por conta disso, acaba recebendo uma grande missão! Agora ela terá de encontrar suas companheiras, descobrir se o mascarado que ela acha lindo é amigo ou inimigo e proteger uma princesa, mas nada disso é tão difícil para ela do que acordar cedo para ir para a escola! Será que ela consegue?

Quando a equipe do blog começou a discutir sobre fazer resenhas de mangás eu fui logo erguendo as mãozinhas e dando pulinhos para garantir que Sailor Moon ficasse sob a minha responsabilidade, tudo isso porque o amor que sinto por essas guerreiras não é uma coisa que vem de hoje. Como muitos dos leitores que Usagi e as demais Sailors tem atualmente conheci Sailor Moon nos meados da década de 1990, na extinta TV Manchete e a paixão foi instantânea... Uma pena que naquela época só havia uma TV na minha casa e eu pouco podia ver do anime já que ele passava no mesmo horário que as novelas que a minha mãe acompanhava.

Deixando um pouco o meu passado de lado, depois de treze anos esperando pelo mangá ele finalmente foi lançado no Brasil. Calma, você não leu nada errado, foram mesmo treze anos de negociações para finalmente Naoko Takeuchi e Kodansha aprovarem a publicação. Pois é, depois de sofrer com experiências nada boas da publicação de suas obras o exterior a tia Naoko ficou mega exigente, recusou várias a ceder os direitos, mas com a proximidade do aniversário de criação e com o retorno da versão americana do mangá, finalmente ela aceitou a edição brasileira e participou diretamente da aprovação de todo material que será lançado aqui. Convenhamos que valeu a pena, a JBC caprichou e muito no material publicado e isso fez os meus olhinhos brilharem assim que eu peguei o meu exemplar na Saraiva.


Originalmente o mangá escrito e ilustrado por Naoko Takeuchi foi lançado no Japão em 1992, possuía 18 volumes, mas aqui no Brasil serão 12, como a edição deluxe lançada em 2003, mas isso não é motivo de preocupação, não haverá cortes em nenhum momento da história, a diferença entre a versão original e a deluxe é apenas a quantidade de páginas por volume. 

Acho que já fiz uma boa apresentação sobre o mangá, então vamos ao que realmente interessa... Prometo que as resenhas dos próximos volumes não serão tão grandes assim.

Apesar de gostar muito de Sailor Moon até o lançamento da edição brasileira eu não havia lido o mangá, tudo isso porque eu simplesmente tenho sérios problemas em ler na frente do computador, então nem preciso dizer que foi uma surpresa enorme quando me deparei com um enredo "super rápido" comparado ao do anime, que aliás, tem um foco mais voltado paras o humor, enquanto o mangá é voltado mais para o romance. Ah, uma coisa que eu ia me esquecendo, os nomes originais dos personagens foram mantidos e não vamos nos deparar com a herança da versão mexicana como o anime que passou aqui. Sinceramente eu agradeci e muito por isso, prefiro os nomes originais, mas pra quem gostava da adaptação não tem problema, as notas de rodapé explicam direitinho quem é quem, muito embora eu acredite que pelo menos com as protagonistas não tem erro na hora de saber quem é quem.


Apesar da correria e do foco um pouco diferente a história é basicamente a mesma. A vida de Usagi Tsukino praticamente vira do avesso quando ela cruza o caminho de uma gatinha falante chamada Luna, que acaba por revelar que a desastrada garota é uma guerreira escolhida para proteger a Tóquio, encontrar o Cristal de Prata, reunir as outras guerreiras e de quebra encontrar a princesa da Lua. 

Pois é, a rotina de uma garota pacata que só pensa em comer, dormir, ir ao fliperama e de vez em quando se preocupa com as suas notas ruins muda completamente quando Luna lhe entrega um broche com o qual a garota se transformará em Sailor Moon lhe garantindo poderes e apetrechos para ajudar na luta contra o Reino Sombrio.

Com seu jeito desastrado e chorão Usagi luta contra os oponentes que aparecem em seu caminho e ainda conhece três de suas companheiras de batalha, Ami Mizuno (Sailor Mercury), Rei Hino (Sailor Mars), e Makoto Kino (Sailor Jupiter), é nomeada a líder das Guerreiras e de quebra acaba caindo nos encantos do galanteador Tuxedo Musk que faz seu coração balançar mesmo sem saber se ele é amigo ou inimigo na busca pela princesa Serenity e o Cristal de Prata. 


Antes terminar aqui tenho que destacar outra diferença entre o mangá e o anime que todos conhecemos. No anime as Sailors ficam durante um bom tempo contando apenas com um ataque para ajudar no decorrer das batalhas, já aqui a coisa é completamente diferente, novos ataques e poderes vão surgindo no desenrolar da história. Segundo me consta tais ataques apesar de não aparecerem no anime aparecem nos live actions e musicais, então pra conhece esses dois mundos não será uma surpresa tão grande. A contrário dos nomes das personagens os nomes dos ataques foram traduzidos, mas os nomes originais constam nas notas de rodapé.

O que será que o futuro reserva para Tsukino Usaki e suas companheiras? Aguarde as resenhas dos próximos volumes e descubra em breve.

Beijinhos e até a semana que vem, quando trarei a resenha do volume 2.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário