[RESENHA] Vinland Saga Vol.1

Autor: Makoto Yukimura
Editora: Panini
Páginas: 216 + 4 coloridas
Bimestral. Em andamento no Japão com 14 volumes
Ano: 2005 (Publicação Original) 2014 (Início no Brasil)
Classificação: 5/5
Sinopse: O jovem Thorfinn busca vingança contra o assassino de seu pai. Mas, para conseguir o tão desejado duelo, terá que navegar por mares gelados e se lançar na carnificina de guerras ao lado de impiedosos vikings...





Olá pessoal. Dessa vez venho trazendo um mangá para o Vagando e Divagando. Ele é, Vinland Saga, mangá de aparente sucesso entre os leitores brasileiros, ainda mais notável por se tratar de um Seinen, gênero que demorou a engrenar entre nós e as editoras. Vinland Saga também é o título que podemos chamar de o melhor em publicação neste ano aqui no nosso país. Confiram mais abaixo o motivo de tanto otimismo em torno deste ótimo mangá.


Tenho que dar graças por ter desistido da ideia de não adquirir os volumes de Vinland Saga. Além de um material de ótima qualidade por parte da Panini, temos uma história completamente fora do comum para os mangakás, mas que agrada muita gente no ocidente: Vikings!

Pois é, temos um seinen sobre Vikings publicado por aqui e acho que os leitores mais exigentes não poderiam estar mais satisfeitos (até poderiam, se tivessem todos seus desejos atendidos).

Voltando…

Vinland Saga conta a história de Thorfinn, que está em busca de vingar a morte de seu pai. O curioso de tudo isso é que ele faz parte do mesmo bando Viking que o responsável por isso (SPOILER A SEGUIR): Askeladd, o engenhoso chefe do grupo. O trabalho desse bando e fazer o que os Vikings faziam antigamente. Saquear as terras inglesas.


O primeiro volume é intenso. Começamos com uma batalha entre Vikings e Normandos. Depois temos o desenrolar posterior à batalha e então, Thorfinn desafia Askeladd para um luta. Fica claro que é algo já comum entre o grupo o fato do protagonista desafiar o chefe.

Logo após, temos o flashback que começa a explicar um pouco as razões para o desejo de vingança de Thorfinn. Neste primeiro volume as respostas ainda são poucas, então não entrarei em detalhes, mas ainda assim, é espetacular.

O traço do autor é outro espetáculo à parte. O curioso é o quanto o traço vai melhorando ao longo do tempo. Não, isso não é notável ainda no primeiro volume, mas em rápida pesquisa na internet, o simples fato do mangá deixar de ser semanal (em seus primórdios, 2005) para passar a mensal, faz com que o que já é bom fique ainda melhor. Makoto Yukimura torna a experiência visual de Vinland Saga um dos grandes trunfos de sua obra.


O trabalho de Yukimura com os personagens também é um ponto que não se pode deixar de comentar. Apesar de no primeiro volume ainda não pegarmos tanta informação quanto a isso, fica claro o quanto o personagem principal é bem trabalho e o quanto podemos esperar da forma de crescimento pessoal dele. Não será algo forçado, mas sim algo digno de grandes obras consagradas nesse fator, como Slam Dunk.

Os demais personagens não devem ficar para trás, mas devemos esperar maior destaque no desenvolvimento de Thorfinn e daqueles próximos à ele.


Agora, vamos falar do trabalho da Editora Panini.

Dos mangás da editora que acompanho no momento, Ataque dos titãs, One Piece e Vinland Saga, este último é o que possui um maior capricho em sua publicação. Além de uma bela capa, que segue o mesmo padrão da edição original, temos um bom papel, ainda que não seja o tão amado offset, páginas coloridas de ótima qualidade, além de lindas e texto muito bem editado, sem erros aparentes. Parabéns à Panini e aos responsáveis por cuidar da obra por aqui.

É isso, fica aqui a sugestão de Vinland Saga. Uma grande história e que promete grandes emoções nos próximos volumes. Falando nos próximos volumes, os próximos posts sobre Vinland Saga serão algo como reviews do que está se passando no volume, sem muitos spoilers para não estragar a experiência de vocês. Vez ou outra trarei textos semelhantes a este, além de alguns comparativos com personalidades históricas que surgirão futuramente no mangá.

Até a próxima!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário