[RESENHA] O Chamado do Cuco

Autor: Robert Galbraith (JK Rowling)
Editora: Rocco
Páginas: 448
Ano: 2013
Classificação: 5/5
Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.


Se você que está lendo esse começo de resenha for um leitor antenado o suficiente no mundo editorial, vai saber quem é o autor deste livro. E se ainda for antenado, mas por algum motivo misterioso não sabe quem é, você provavelmente esteve preso em uma cápsula e foi mandado para uma pequena viagem ao espaço (Se não viu lá em cima na ficha do livro, bom, não posso fazer nada). Brincadeiras à parte, vamos começar.

Confesso que até hoje me impressiono com a rapidez com que esse livro chegou por aqui depois que a bomba dizendo que Robert Galbraith era na verdade JK Rowling estourou. Num dia a notícia apareceu, no outro, livro anunciado pela Rocco. E com direito à edição em capa dura, algo que finalmente vem se tornando mais comum nas edições de alguns livros de editoras brasileiras. Claro, a editora não abriu mão da básica edição tradicional.



O Chamado do Cuco nos coloca acompanhando o detetive Cormoran Strike, ex soldado de guerra que agora é um homem quase falido em sua ocupação, sem casos, com muitas dívidas e muitos outros problemas. Eis que surge Robin, mais uma assistente que uma agência de empregos temporários de Londres mandou para Strike. Ela, muito empolgada por trabalhar com um detetive, mas sem saber que é um quase fechando as portas. Ele, sem vontade nenhuma de ter que arcar com despesas extras, nem que seja por uma semana. 

"Como pode ter acontecido que ele, que desde sua juventude mais extrema sentia a necessidade de investigar, ter certeza, arrancar a verdade dos menores enigmas, como é possível que tenha se apaixonado tanto e por tanto tempo por uma mulher que contava mentiras com a facilidade com que as outras respiravam?"

Após a chegada de Robin, vêm finalmente a grande oportunidade que Cormoran Strike precisava para resolver todos os seus problemas. O irmão de uma modelo famosa, morta três meses antes dos dias em que se passam a história, supostamente por suicídio, foi atrás do detetive, alegando que ela na verdade havia sido empurrada da sacada de seu apartamento. Claro, para o detetive, o caso já havia sido elucidado e nada mais ele teria a fazer, mas ao ver tanta insistência por parte do irmão da vítima e com a ajuda de um cheque que o deixaria em condições de pagar todas as suas dívidas e ainda ter alguma sobra, ele prontamente aceita o caso e parte para este desafio.

Daí em diante, Strike embarca em uma rede de mistérios e relacionamentos da alta sociedade que Lula Laundry frequentava, buscando qualquer indício de que a alegação do irmão da personagem estivesse certo. Um mergulho profundo em uma vida problemática, tumultuada. Um mundo até então, aparentemente desconhecido para o detetive.



Me impressionei ao saber que Rowling escreveu um livro policial. E foi instantâneo a minha certeza de que eu teria que ler isso. Sou um grande fã deste estilo de literatura, por mais que já há muito tempo não venho lendo nada do gênero. É uma pena, mas pelo menos o livro de JK me fez lembrar o quanto é bom ler algo assim.

É apenas o primeiro livro dela neste estilo e é a prova que todos queriam de que ela pode escrever algo diferente e de qualidade está aqui e em sua continuação. O Chamado do Cuco foi abraçado pela comunidade e acredito que a maioria o considerou melhor que Morte Súbita. Pode não ser um grande exemplo de literatura policial - ainda não - porém, nos deixa com aquela vontade de conhecer o culpado e alguns até descobrem. Eu mesmo não gosto de ler para descobrir tudo, pois gosto de ser surpreendido no final e esse livro foi muito bem nisso. É uma trama bem amarrada, ao meu ver sem muitas inconsistências e que ao final tudo se encaixa muito bem.



Mas há duas coisas - dois personagens na verdade - que se sobressaíram mais que muitas outras coisas nesse livro. Cormoran e Robin são personagens sensacionais. Ele, acima de todos os seus problemas, é um personagem que conquista nas primeiras linhas, com sua personalidade, seu jeito, sua maneira de agir com Robin e com sua profissão, enfim, uma construção perfeita de Rowling. Mas provavelmente o maior destaque é da outra protagonista, Robin. Como milhares disseram mundo a fora: Nossa amada JK Rowling provou de uma vez por todas como ela sabe construir uma personagem feminina, forte e espetacular. A história não seria a mesma sem Robin, Cormoran não seria o mesmo sem Robin. A personagem é o elemento que dá liga à história, que nos poupa em momentos oportunos, com seus problemas pessoais, que por motivo algum é razão para reclamar de desvio de narrativa, pois ela simplesmente se encaixa no momento certo, na hora certa e fica a sensação de que, sem ela, a experiência não seria a mesma, não mesmo. Sem contar que sua emoção por finalmente realizar o sonho de trabalhar como detetive é algo a parte, já que vez por outra nos pegamos admirando o carisma da personagem.

"O que lamentamos é a imagem física que flutua por uma multiplicidade de tabloides e revistas de celebridades; uma imagem que nos vende roupas, bolsas e uma ideia de fama que, em sua morte, provou-se vazia e transitória como uma bolha de sabão. O que realmente nos faz falta, se formos honestas o suficiente para admitir, são as travessuras divertidas dessa garota de boa vida e fina como papel, de cuja existência de quadrinhos marcada por abuso de drogas, vida tumultuada, roupas elegantes e namorado perigoso e errante não podemos mais desfrutar."

Para um primeiro livro de série, foi um ótimo começo, sem dúvidas. E depois de tantos comentários mega positivos sobre a superioridade de seu sucessor, O Bicho-da-Seda, fiquei com ainda mais vontade de que o dia 1º de Novembro chegue logo para que eu possa lê-lo.

É isso aí galera. Espero que tenham gostado da resenha. Em breve, provavelmente nas próximas semanas, resenhas de alguns lançamentos bem recentes e que muitos devem estar curiosos por saber sobre eles, então, fiquem ligados.

Um abraço a todos que leram. Até a próxima!

Comente com o Facebook:

2 comentários ♥

  1. Essa edição de capa dura é tão *U*, eu também tenho e confesso que estou enrolando para ler acabei pausando a leitura, mas até onde li está muito bom. Adorei a resenha <3

    Bjoos Miih

    http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edições em capa dura são perfeições :3
      E que bom que gostou da resenha.

      Excluir