[RESENHA] A Noite dos Mortos Vivos

Autor: John Russo
Editora: DarkSide Books
Páginas: 320
Ano: 2014
Classificação: Livro 1 - 3/5 Livro 2 - 4/5

Sinopse: Se hoje os zumbis estão em alta – influenciados em grande parte pela série The Walking Dead e por games como Resident Evil e filmes como Zumbilândia, além de contracenar com Brad Pitt – é porque, em 1968, George Romero e John Russo se reuniram para escrever o roteiro de A Noite dos Mortos-vivos e mudar a história do cinema. O filme revolucionou o mito sobre as criaturas que voltavam do além: as superstições vodus das velhas produções B deram lugar à epidemia de fome canibal nas ruas norte-americanas. Criaturas similares já haviam aparecido antes nas telonas, mas foi em A Noite dos Mortos-vivos a primeira vez em que foram retratados como uma praga devoradora de carne humana.

E aí galera. Voltando com mais um post no clima do mês do horror. Como obviamente notaram pelo título, hoje falarei de A Noite dos Mortos Vivos e sua continuação, A Volta dos Mortos Vivos. Preparem-se para entrar no mundo dos zumbis!


O filme A Noite dos Mortos Vivos é considerado o Santo Graal das histórias de zumbi. Sem ele, como será que os zumbis teriam sido retratados no cinema e na literatura? John Russo e George Romero trataram de criar sua própria história, com certeza sem imaginar o quanto ela seria impactante para os derivados de hoje em dia, como The Walking Dead. O livro foi escrito somente por John Russo, em uma adaptação romanceada do roteiro do filme, que, sinto-me na obrigação de confessar, não assisti.

No livro acompanhamos os rumos que Bárbara, Ben e outros personagens, veem suas vidas tomarem depois que os mortos passam a “voltar à vida”. A maioria dos personagens estão presos dentro de uma casa, pensando em alguma forma de passar pelos zumbis, que a cada minuto que passa aumentam em quantidade, ou esperando que alguma autoridade vá até a localidade em que eles se encontram.


A premissa do primeiro livro é basicamente a que descrevi. Não há muita variação no cenário, a não ser quando o xerife da região tem seu ponto de vista em alguns capítulos, o que ocorre ocasionalmente e da metade pra frente da história. Para compensar o pouco destaque dos personagens aqui, os zumbis promovem um verdadeiro banho de sangue. O terror, apesar de ser objetivo do livro, não é suficiente para que fiquemos encolhidos no cantinho da parede, roendo as runhas ou para que tenhamos pesadelos durante o sono. Claro, vez ou outra a apreensão toma conta quando a situação é tensa.

Os personagens, como dito mais acima, não são o grande destaque. Bárbara basicamente serve para ser descrita em seu estado de choque depois que presenciou seu irmão Johnny ser atacado por uma das criaturas, ainda no comecinho do livro. Ben é corajoso, o que mais busca opções para sair dali, além de ser auto-proclamado líder, porém, infelizmente, não há muito espaço para uma construção mais profunda do personagem. Os demais são meros coadjuvantes, covardes ou dispostos a ajudar, sem mais, nem menos. Claro, vale ressaltar a imprevisibilidade das atitudes dos personagens aqui. A qualquer momento, um covarde pode tomar coragem e fazer alguma besteira. Ainda assim, é óbvio que os verdadeiros protagonistas do primeiro livro são os temidos zumbis.

Um ponto interessante a se falar é o fato de que mesmo esses personagens estando isolados, eles estão recebendo constantemente informações sobre os acontecimentos em outros lugares do país (EUA) e do mundo e isso é muito bem trabalhado pelo autor.


A Volta dos Mortos Vivos é a continuação do primeiro livro, passando-se alguns anos depois da primeira trama. Ele também é uma versão romanceada do roteiro do filme que nunca chegou a ser filmado.

Aqui temos a história de três irmãs que terão que sobreviver ao apocalipse zumbi, depois do período de calmaria que se seguiu após os primeiros eventos. Karen está grávida e seu pai não aceita de maneira alguma a criança que está prestes a nascer. Sue Ellen tenta fugir por não aguentar mais viver a vida na mesma casa que o pai e Ann é a mais racional e responsável das três. As irmãs se vêem cercadas de problemas sem saber o que fazer, principalmente depois que o pai delas é atacado dentro da própria casa pelos zumbis. No mesmo dia, chegam na casa um grupo de policiais e dois sujeitos que eles dizem ser bandidos. Logo após é a vez de Billy, namorado de Sue Ellen juntar-se ao grupo. Ao longo da narrativa, temos a volta do xerife McClellan, com destaque um pouco maior que o do primeiro livro. Os personagens percorrem alguns caminhos, alguns segredos são revelados e alguns deles, claro, recebem sua dose de sofrimento, chegando até mesmo à morte.


Se os zumbis protagonizaram a carnificina em A Noite dos Mortos Vivos, aqui eles são somente coadjuvantes em uma história bem mais profunda. As relações humanas são tratadas como destaque aqui, como cada um dos personagens apresentados agem diante de uma situação inesperada. O livro se mostra bem mais interessante que o primeiro, principalmente devido a esse foco diferenciado.

Não que os personagens sejam muito bem explorados. O destaque fica por conta de suas atitudes, das tomadas de decisões, dos conflitos existentes entre eles e como alguns se aproveitam do caos da situação para proveito próprio. Dessa forma, a construção dos personagens, ainda que não de todo profunda, é bem acertada, dando ao livro um tom mais real, realismo esse pouco explorado no primeiro livro. Uma pena esta continuação não ter chegado também ao cinema. 

Ah, ia esquecendo, ele assusta mais que o outro, aqui os humanos são os verdadeiros predadores. E o final, ah, aquele final.

Em comum, os dois livros têm o fato de que a “doença” não é explicada. Senti um pouco de falta disso, talvez porque eu goste deste tipo de detalhe. No mais, são livros com a mesma temática, mas bem diferentes entre si. São bem divertidos, os zumbis são interessantes e bem retratados, o terror na medida certa, nada muito exagerado. Acho que não há mais o que falar. Deixei alguns detalhes de fora para não soltar muitos spoilers da história, então, tem bastante coisa por trás do que eu falei por aqui.

Recomendo a leitura e se você é fã de zumbis, ela é mais do que obrigatória. Ah, e vale a pena também pela edição maravilhosa da DarkSide, uma das mais bonitas que tive o prazer de ler, cheia de imagens do filme, detalhes e tudo mais. É isso, espero que tenham gostado, que leiam e que comentem aqui o que acharam.

Até a próxima!

Comente com o Facebook:

5 comentários ♥

  1. Queroooo muito ler esse livro, muito mesmo não vejo a hora de comprar. Adoro os livros da Darkside *u*

    Bjoos Miih <3

    http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre, não vai se arrepender. O livro, acima de tudo, é lindo demais ^^

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?Pra ser honesto eu não conhecia o livro, mas sou super fan de livro nesse estilo gosto de mais de TWD, você me deixou curioso vou comprar esse livro para eu ler e tirar minhas conclusões.
    Parabéns.
    http:literaturaparaosaber.blogspot.com.br
    Amei seu blog e já estou curtindo, aguardo sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo bastante para quem é fã de TWD. Que bom que gostou da resenha e do blog. E pode deixar, farei uma visitinha no seu ^^

      Excluir