[RESENHA] Yu Yu Hakusho Vol. 1


Autor: Yoshihiro Togashi
Editora: JBC
Páginas: Aprox. 200
Ano: 2014
Classificação: 4/5
Sinopse: "Yusuke Urameshi - um jovem delinquente rude, violento e impaciente - parece só dar dor de cabeça para sua mãe, professores e vizinhança. Até que, um dia, depois de salvar um garotinho, acaba morrendo atropelado por um carro. Porém, como sua morte não era esperada pelo Mundo Espiritual, a ele é dada a chance de voltar à vida caso consiga passar pelo Teste da Ressureição. Acompanhado de Botan, a guia do Mundo Espiritual, Yusuke irá viver aventuras sobrenaturais até poder retornar ao seu corpo."


Escrever sobre esse mangá é fazer uma viagem no tempo repleta de puro saudosismo. No final dos anos 90, a versão em anime de Yu Yu Hakusho chegou ao Brasil através da falida Tikara Filmes, fazendo um enorme sucesso na programação da extinta (R.I.P.) Rede Manchete. Com enredo repleto de ótimas lutas e alívios cômicos de fazer rolar de rir, Yusuke e seus amigos conquistaram um lugar ao sol nos corações da criançada, algo impossível de se ver hoje em dia devido a grade quase inexistente de animes na TV aberta. A dublagem (as vezes tão criticada e mal valorizada no Brasil) foi fator fundamental para alavancar a série, já que muitas piadas repletas de referências orientais foram adaptadas para termos mais brasileiros, criando pérolas como: ❝Tô na área, se derrubar é pênalti!❞, ou ❝Tá pensando que berimbau é gaita?!❞.

Em 2004 foi reprisado com nova dublagem pelo Cartoon Network, passando também pela Band. De 2006 a 2008, a Playarte lançou em DVD todos os 112 episódios, divididos em 9 boxes contendo um total de 30 discos.



Mas afinal de contas, do que se trata a história?


Yu Yu Hakusho conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que adora arrumar brigas e se meter em confusões. Sem pai, sua única família é a mãe, uma alcoólatra de carteirinha que teve o filho na adolescência. Odiado e temido por todas as gangues da cidade, sua presença é certa na sala da diretoria do colégio. Mas é aí que algo totalmente inesperado acontece: em um ato de heroísmo, Urameshi morre atropelado ao se jogar na frente de um carro para salvar a vida de um garotinho. Após virar um espírito, ele é informado que sua morte não estava planejada e por isso não há lugar para ele em nenhum plano espiritual. Consequentemente, lhe é proposto um teste de ressurreição. A partir daí, a vida de Yusuke jamais será a mesma, afinal de contas, essa ressurreição não sairá de graça.

Por ser um review do primeiro volume, não vou entrar em mais detalhes afim de não revelar spoilers para aqueles que estão/estarão tendo o primeiro contato com a obra. 

Ao todo, o mangá é dividido em 19 volumes que podem ser separados em 4 arcos: Detetive Sobrenatural, Torneio das Trevas, Portão do Inferno (Saga do Capítulo Negro) e Makai (Saga dos Três Reis).

Por já conhecer a série, posso garantir a vocês que a evolução de Urameshi será notada nitidamente ao longo da história. Os futuros coadjuvantes Hiei, Kurama e Kuwabara também terão suas histórias e personalidades muito bem desenvolvidas e receberão tanta atenção quanto o protagonista.


A história também sofre grande mudança de rumo com o passar do tempo, já que Yu Yu começa como um mangá sobrenatural que aos poucos adere a pancadaria desenfreada (o clássico gênero shounen) e explora cada vez mais os mundos espirituais e suas poderosas criaturas. O único ponto negativo da obra é a arte de Yoshihiro Togashi (autor também de HunterxHunter), que deixa bastante a desejar em alguns momentos.


Nova Roupagem

Essa nova edição de Yu Yu Hakusho faz parte de um planejamento da JBC para republicar os primeiros títulos de sucesso da editora em formato de luxo. A primeira edição saiu entre 2002 e 2004, em formato meio tanko (metade de um volume japonês), com um total de 38 edições.


Com capas mais limpas (devido a mudança do fundo de preto pra branco) e nova logo, a edição de relançamento possui cerca de 200 páginas em papel offset (que substituiu o papel jornal). Veja abaixo uma comparação das capas das duas edições:


O meu maior medo é referente a tradução. A JBC anunciou que a editora vai tentar manter o mais fiel possível a obra original. Ainda bem que não se percebe nada disso nesse primeiro volume e espero que a editora repense essa política. Como dito no começo da matéria, um dos fatores de sucesso da série no Brasil foi o carinho que a dublagem teve em criar falas memoráveis.

Por ser uma edição de luxo, ainda faltam extras de qualidade. Entre os capítulos existem apenas algumas notas do autor, nada de fichas de personagens ou esboços no final do volume, por exemplo. Algumas páginas coloridas também cairiam muito bem.





Mangá x Anime

No mangá a "pós-vida" de Yusuke é mais explorada, com capítulos que não existem no anime e que mostram mais provas pelas quais ele passou para ressuscitar. O tempo que ele fica morto também é maior, e isso fica claro quando em um dos capítulos lhe é explicado que é necessário que ele volte ao seu corpo uma vez por mês durante um dia a fim de manter a ligação corpo e alma.

Ainda sobre Urameshi, antes de morrer ele fuma e até comete furtos, fatos inexistentes na animação.


Outra diferença é a presença de sangue, fator mais presente no mangá.


Conclusão
Yu Yu Hakusho é obra obrigatória pra qualquer um que goste de mangás. Se você nunca teve contado com a série ou não sabia de sua existência, essa é sua chance de ler um clássico! Corra logo até banca mais próxima e comece sua coleção! E fiquem ligados aqui, pois virão futuros Reviews Saga por Saga de Yusuke e Cia.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário