[RESENHA] Em Chamas

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 416
Ano: 2011
Classificação: 5/5
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Demorei, mas voltei. Faculdade em fim de semestre mata qualquer um. Hoje trago para vocês a resenha de Em Chamas, segundo livro da trilogia Jogos Vorazes. Também haverá algumas palavrinhas sobre o segundo filme. Confiram a resenha e: Que a sorte esteja a seu favor.



Logo após terminar Jogos Vorazes, já emendei em seguida com a leitura de Em Chamas. Neste livro, começamos vendo como está a vida de Katniss e Peeta após vencerem os Jogos Vorazes do ano anterior. Há também a preparação que eles fazem para viajarem por todos os distritos de Panem, receberem homenagens e falar algumas palavras para os habitantes.

O ano é aquele em que ocorre uma edição especial dos Jogos Vorazes, o Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos. Para enfim acabar com Katniss, que começa a tornar-se um símbolo de revolução e acende nos corações dos habitantes de Panem uma fagulha de esperança, o presidente Snow anuncia que o Massacre Quaternário daquele ano terá como participantes, antigos vencedores dos Jogos Vorazes. Um homem e uma mulher, antigos vencedores, são os escolhidos para participarem do massacre. Katniss foi a única mulher a vencer pelo Distrito 12. Haymitch é o escolhido para acompanhar Katniss, porém, Peeta se voluntaria em seu lugar. E assim, a dupla vencedora da última edição dos Jogos Vorazes, está de volta, para participar de mais um massacre sangrento, com direito a todos os caprichos do poderoso presidente Snow.

Em meio aos acontecimentos citados mais acima, há vários outros, mas que não me convém contar tanto aqui, para não dar tantos spoilers para quem lê o livro, já que alguns trechos logo no começo da leitura são fatos importantes que virão a se desenrolar mais a frente na história de Jogos Vorazes.

Jogos Vorazes foi um bom livro, mas, Em Chamas consegue se superar de maneira surpreendente. O destaque não fica somente por conta do massacre. A viagem por Panem dá para Katniss e Peeta uma visão bem aberta do que a última edição dos Jogos Vorazes causou em muitos dos distritos. Eles conseguem perceber que as rebeliões já começaram e a Capital já está agindo para que tudo não se espalhe por todo o país. Snow também fica mais presente na história, chegando a ameaçar pessoalmente Katniss.



Os personagens de Suzanne Collins continuam a ser muito interessantes. Infelizmente, Katniss conseguiu piorar sua situação e torna-se cada vez mais chata ao longo da história. Muitas das coisas referentes à personagem que citei na primeira resenha, conseguem se agravar cada vez mais nesse livro, então, não falarei mais do mesmo.

O mais interessante dos personagens vêm com as novas adições ao time. Acredito que a principal delas tenha sido Finnick Odair, que com 14 anos venceu os Jogos Vorazes, vindo do Distrito 4. O personagem acaba tornando-se aliado de Katniss e Peeta. Ele é do tipo de personagem que tem grande força física e que quer passar uma imagem de centrado nos seus objetivos, mesmo com muitos problemas atormentando sua mente. Ele tem certos segredos guardados para si, que podem ser bastante prejudiciais para, principalmente, o presidente Snow. É com o personagem que, também, temos alguns vislumbres durante o livro de que algo está sendo tramado por ele, por alguns dos outros participantes e alguns outros personagens que acompanham o Massacre do lado de fora.

Os outros personagens tem cada um seu carisma, mas com um destaque menos acentuado. Para a trama do livro, acho que Beetee é quem mais se aproxima da importância que Finnick tem para a história, por ser um inventor e claramente estar seguindo um plano minuciosamente. Johanna Manson também está presente, mas serve para discutir em alguns momentos e em outros, quase entregar de mão beijada o plano para Katniss e Peeta, que não sabem de nada. Ela virá a ter mais importância, mesmo que não tanta, no próximo livro e, para quem já assistiu A Esperança - Parte 1, entende bem do que estou falando.

O clima do livro continua a cativar. O teor político da obra se intensifica cada vez mais. A opressão imposta pela Capital é cada vez mais visível. Os personagens precisam passar por grandes sofrimentos para conseguir sobreviver dentro da arena, mesmo com a certeza de que, caso saiam, nunca estarão livres das garras de Snow.

A leitura flui rapidamente, sinal de avanço da escrita de Suzanne Collins, que conseguiu nos entregar um livro ainda melhor que o primeiro. Praticamente não há momentos chatos e sobra espaço para muita ação.



E o filme? O que falar? Mais um show de adaptação. Foi provado que os filmes da série, são, sem dúvida alguma, uma das melhores adaptações literárias para o cinema. Conseguir passar o que o livro passa e ainda nos entregar os pontos de vista de quem está por trás de tudo mostra a capacidade que os envolvidos na adaptação possuem para entregar um material que faça os fãs enlouquecerem pela qualidade do que é apresentado.

Resenha bem mais curta que a primeira, mas está aí. Espero trazer em breve a resenha do último livro e também, contar novidades do blog para vocês. Fiquem de olho, porque tem coisa boa chegando por aí. 

Um abraço e até a próxima!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário