[RESENHA] As crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Autor: C.S. Lewis
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 750
Ano: 2009 (2a edição)
Classificação: 5/5
*Eu to com o volume único, então o número de págs do título: 85
Sinopse: Quatro irmãos (Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia) são mandados para o campo por causa da guerra. São acolhidos em uma casarão de um professor excêntrico e afetuoso. Há muitas brincadeiras e aventuras que os irmãos podem encontrar para fazer ao ar livre. Porém, em dias chuvosos é encontrada a possibilidade de uma grande aventura, em um dos móveis mais comum de uma casa. 
Poise gente... abri a gaveta (sim gaveta! Não se vai a Nárnia só em armários OK?!) peguei um livro com a capa ilustrada de um belo leão, misterioso e selvagem, e fui a Nárnia. Bem vindos divagantes/divagadores (eu nunca sei o termo correto) a mais uma impressão sobre as narrativas desse país tão intrigante, orgulhosamente (ou não) apresentando:


aslam

O Leão (E não qualquer leão... é Aslam! *.*)




witch

A Feiticeira (É você satanás? Não, mas uma dedicada estagiária... no futuro quem sabe?)







narniawardrobe

O Guarda-Roupa (Quem poderia imaginar que a porta para um lugar tão incrível sairia de um canto tão ordinário?)





brosis


E claro... os Quatro Irmãos (Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia).





OK, vamos a resenha da newbie...
De fato, um livro super indicado para crianças, aliás eu nunca vi um tipo com capacidade maior de desfrutar da própria imaginação e divagação que um mini-adulto. A "crônica" se passa no contexto da segunda guerra, m que as crianças foram evacuadas para a região dos campos em virtude dos ataques aéreos as cidades, assim poupando os pequenos das terríveis mazelas que uma guerra presenteia. No entanto, mal sabiam os pivetes ingleses que seriam levados exatamente para o momento de uma batalha decisiva por um país que nem seu era, e ainda serem coroados como reis e rainhas (me poupem do :@ com spoilers porque todo mundo o filme ou ao menos deveria e sabe disso). Tudo ocorre por causa de uma das melhores qualidade que se pode ter e preservar até senilidade (para o desespero de pais, tutores, babás, e quem estiver no caminho, muahahah): Explorar e se aventurar, mesmo em dia de chuva. Com o passar da estória todos os irmãos estão não só envolvidos mas responsáveis pelo futuro de Nárnia, seja de paz ou guerra.
Creio que uma das melhores qualidades da história além da: fantasia, influências helenistas e cristãs (como o amor verdadeira que se sacrifica sendo capaz de abalar os fundamentos e as regras do jogo em tudo e para todos), seja a evolução dos personagens a medida que entram em contato com as experiências novas, embora paralelas ao do nosso mundo, em Nárnia tudo se configura de forma muito mais real, clara e rápida. Essas experiências se tornam mais do que reflexivas para os personagens, mas alteram a configuração das suas perspectivas, e suas próprias estruturas pessoais, tanto do personagem como do leitor (Pelo menos, foi assim comigo, mas também!Eu divago bastante e... olha! um link!). Algo que também me faz vomitar arco-íris e me deixa pasma é o FatorAslam. O FatorAslam é o seguinte: Aslam (tão amável, perigoso, certinho e selvagem, aiai... #inlovew/Aslam #xoneiAslam não é o protagonista da estória, porém sua presença muda tudo, até dizer seu nome, faz com que você sinta tudo, seja sentimentos agradáveis, curiosos, perturbadores ou aterrorizantes. Nunca o ordinário ou indiferente, sempre te provoca algo diferente. Sou particularmente fã desse fator, e das coisas ou pessoas que carregam isso consigo, creio que seja algo que define além de quem ou o que carrega esse fator, os que são afetados por ele também são definidos, assim como na narrativa dizer o nome Aslam, definiu muito sobre quais seriam as decisões futuras dos irmãos. Enfim, recomendo a leitura, ou releitura.  



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário