[RESENHA] Por que Indiana, João?

Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Páginas: 208
Ano: 2014
Classificação: 4/5
Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.
A resenha da vez será do livro "Por que Indiana, João?" de Danilo Leonardi, criador do Cabine Literária. É um livro que marca a estreia do autor em grande estilo, escrevendo sobre um tema que sempre está em pauta: o bullying. Confiram a resenha:



Por que Indiana, João? conta a história de… João, claro. Ele é um garoto aparentemente normal, no ensino médio, que tinha tudo para ter uma vida tranquila no ambiente escolar, se não fosse pelo fato de que ele é extremamente títimo, deslocado e considerado “esquisito” pelos “colegas”, sofrendo assim com o bullying.

Frequentemente ele se vê em problemas, sendo constantemente importunado pelos valentões, sofrendo das mais variadas maneiras nas mãos dos agressores, escapando somente nos períodos de provas, época que, de repente, os lobos se vestem de cordeiro e querem tirar proveito da inteligência do garoto.

João guarda absolutamente tudo para si, compartilhando suas dores somente com seu melhor amigo, Daniel, que também sofre um pouco de bullying, também por ser considerado um estranho e vir do Ceará. Seus pais e muito menos professores ou superiores da escola sabem do que vem acontecendo bem abaixo de seus narizes. Até que chega o dia em que ele está em uma situação que beira o cúmulo da humilhação e deixa transbordar de si toda a raiva acumulada, acertando aquele que sempre vinha tendo ele como alvo preferido para praticar suas maldades. O que ele não esperava com isso é que o ato fosse filmado e logo compartilhado por toda a internet, tornando sua atitude o elemento que acendeu uma enorme discussão acerca do bullying, que tomou proporções inimagináveis. Agora, João teria que lidar com o peso de sua atitude e escolhas, sabendo que elas teriam efeito direto não só na sua vida, mas na de todos ao seu redor.

Valentões também caem!

A história que saiu da cabeça de Danilo é um retrato da vida de muitos jovens brasileiros, desconsiderando talvez o fato de que, na verdade, falta a exposição mais efetiva para a sociedade de que o bullying de fato acontece e que é extremamente comum, principalmente em escolas onde os responsáveis fazem pouco caso com a situação. Isso com certeza acontece pelo tema acabar sendo um tabu que muitas escolas insistem em tomar conhecimento, com o medo do que tais fatos possam causar na reputação da instituição.



Contada em primeira pessoa, acompanhamos sempre os pensamentos de João e qual a sua maneira de pensar diante de todos os acontecimentos que passam a fazer parte de sua rotina. Sua atitude fez dele uma espécie de celebridade, posição que João teria que saber bem como lidar e onde o próprio autor teria que ter o cuidado de conduzir a história sem se perder no meio do caminho.

Começando por João, achei interessante o começo da história e a maneira com que o personagem é apresentado, mostrando claramente as principais das características sem precisar parar um parágrafo ou dois para nos dizer tudo sobre ele. Na verdade, o que precisávamos saber sobre João veio gradualmente no começo e foi nos apresentado um personagem bem construído, inteligente e, de certa forma, maduro para sua idade de 15 anos. Achei extremamente interessante a profundidade que Danilo deu a João, nos mostrando como ele ia ficando diante da situação que o sugava cada vez mais, a ponto de fazê-lo mudar frequentemente de pensamento e atitude. João ficava num dilema de ir e voltar, sabendo que cada mudança sua acarretaria numa cadeia de acontecimentos que ele poderia muito bem perder o controle. É recorrente no livro, explicitamente, que basta algumas palavras fora de lugar para que João seja interpretado erroneamente por amigos, colegas, pais e claro, toda a sociedade que acompanha o caso pela internet, TV e jornais.

- E daí que eu falei pra galera bater primeiro? Desde quando alguém faz o que eu digo?

Agora quanto a outros personagens, fica difícil falar um pouco sobre eles, muito pelo fato que poucos deles tem a devida atenção. Acabou sendo muitos personagens para o pouco espaço de 200 páginas. Os pais de João, dentro todos, foram os que mais fugiram de uma realidade que conheço, pois não consigo de maneira alguma enxergar ao meu redor pais como os de João, principalmente pelos diversos retratos que são pintados dos dois. 

Daniel talvez tenha sido o único que recebeu um pouco mais de destaque na história, por ser o melhor amigo, talvez? O certo é que ele se envolve de certa forma nos acontecimentos que, até certo ponto, ele consegue ter sua importância na história bem segura para a construção da imagem que João passa a ter de todos ao seu redor. O “grande vilão” da história é pouquíssimo explorado. Guilherme, aquele que praticava o bullying, juntos de alguns outros mais à sua sombra, pouco teve de momentos que me fez enxegar sua verdadeira importância. Por diversos pontos no livro eu me peguei pensando “é agora que o Guilherme vai ganhar mais espaço”, mas sempre o ponto passava batido e logo o ânimo com isso esfriava. Ainda que não seja pouco, Guilherme tem sim sua punição por tudo, mas pouco tem do que podemos chamar de “redenção”, infelizmente.

Foto Fail!? Só pra mostrar o Marley aparecendo de metido na foto, pedindo carinho kkk


Um pouco mais ao fundo, temos algumas passagens que tratam da descoberta pessoal da homossexualidade por parte de um dos personagens. Além disso, paixões adolescentes não poderiam faltar numa história do gênero, então o nosso protagonista tem seus momentos do tipo.

O livro explora bem o tema bullying? Explora, mesmo não sendo uma abordagem mais completa, Danilo consegue colocar em palavras os sentimentos de muitos jovens e mostrar as consequências que o bullying pode ter na vida de uma pessoa. As demais propostas do livro, como a já citada homossexualidade, seguem como um complemento a mais, acrescentando um pouco ao que é proposto para a trama.

Foi um bom começo de Danilo, não sou nenhum especialista para julgar, mas acredito que ele foi muito feliz em escrever a história, mesmo deixando a desejar em alguns pontos, que poderiam ter deixado sua obra mais completa. E quanto ao nome do livro? Temos uma breve explicação sobre ele, mas que talvez não seja capaz de saciar a curiosidade de todos. Recomendo? Claro, afinal, o livro tem sua importância.

É isso galera, essa foi a resenha do ótimo Por que Indiana, João? livro de leitura rápida, fluida, agradável e com bom conteúdo. Esperam que tenham gostado, até a próxima!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário