[RESENHA] Extraordinário

Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Ano: 2013
Classificação: 5/5
O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

O livro que fez uma legião de ávidos leitores derramar rios de lágrimas pela história que ele conta de uma maneira tão bela e que prova que não é somente o exterior de uma pessoa a única coisa capaz de conquistar o amor e admiração de outros. A resenha da vez é do extraordinário “Extraordinário”. (OMG, me perdoem pelo trocadilho, não consegui resistir kkk)



O livro vai, basicamente, nos contar como será a entrada de August na escola, pela primeira vez na sua vida. Ele é um menino inteligente, esperto, amoroso, assim como praticamente todas as crianças. Mas há algo nele que o torna “diferente”, ou pelo menos é como algumas pessoas costumam tratá-lo. August sofreu uma espécie de mutação genética que fez com que seu rosto ficasse deformado, precisando passar por diversas cirurgias e outros diversos procedimentos médicos para que sua vida fosse um pouco mais “fácil” de se viver. A entrada na escola promete mudar muito sua vida, principalmente quando ele tem que provar que é uma criança normal, em uma escola onde todos os olhares, dos bons aos ruins, estarão direcionados a ele. É um livro sobre descobertas: a escola, amigos, insegurança, medo; descoberta da alegria de finalmente se ter amigos e se decepcionar com eles; sobretudo, a descoberta do amor e admiração que um garotinho como ele consegue despertar nos corações de tantas pessoas.

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

A história é narrada do ponto de vista de August e alguns outros personagens que fazem parte diretamente da vida que o protagonista leva a partir do momento que ele passa a frequentar a escola.



August, eu já disse, é uma criança comum, o problema é que ninguém consegue enxergar isso nele, principalmente pelo julgamento que ele recebe por conta de seu rosto. O incrível é o quanto ele consegue fazer o leitor desconsiderar tudo isso e acompanhar o quanto esse personagem faz as outras pessoas crescerem dentro da obra. O garoto é incrível, esperto, inteligente e ainda assim, despreparado para tudo o que está para lhe acontecer. É um personagem que tem que se provar para os outros, mas que tem que enfrentar nas pessoas o preconceito, que parece, para ele, ser uma barreira sólida e intransponível. Mas é ao longo do livro que percebemos que não é nada disso. Cada atitude de August derruba, fragmento por fragmento, o muro que a sociedade constrói para tirá-lo de perto. Ele não faz isso sozinho, pois foi capaz de cativar a admiração e amor de outros personagens, que possuem também pontos de vista na história. Via, irmã de August; Summer e Jack, amigos da escola, os primeiros que passam a enxergá-lo como uma criança normal e uma pessoa muito especial; Justin, namorado de Via; e Miranda, melhor amiga de Via e, talvez, a segunda melhor personagem da obra, ela é incrível, pois não importa as atitudes que tome, ela nunca vai deixar de amar Auggie (o apelido do protagonista) como um irmão.

"A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força... Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

Todos os personagens tem seus dilemas, vão desde ciúme, à uma forte amizade, ou perdê-la por conta de algumas palavras desnecessárias. Seus pontos de vista são uma história à parte, mas que possuem conexão direta com August, já que seus pensamentos e atitudes são diante da atual situação da nova vida do protagonista. Gostei de praticamente todos eles, talvez menos da Via, por conta de suas atitudes, que dá para relevar diante da fase de sua adolescência. Como eu comentei mais acima, Miranda talvez seja a melhor personagem do livro, depois de August, pela forma com que ela mostra seu amor e carinho pelo garoto, conhecendo-o desde pequeno, cuidando dele desde que era um bebezinho, isso tudo ficando claro quando vemos o quanto ela pensa nele, o quanto ela fica feliz ao vê-lo, ou por somente falar com ele ao telefone. A amizade entre Miranda e August é uma das mais cativantes que já tive o prazer de ler.



Outra característica legal da obra são as “premissas”, onde um dos professores de August, uma vez por mês, dá uma frase para que os alunos passem a tomar atitudes que lembrem tal frase. Isso tudo acabou rendendo um movimento fortíssimo dos leitores, que fez com que a autora lançasse um livro com diversas premissas que ela recebeu dos fãs da obra. O livro também foi lançado pela Intrínseca, em uma belíssima edição.

O final do livro é emocionante, de fazer chorar mesmo, pois o momento final é do tipo que enche o coração de alegria e emoção, de tão bonito que é. Muito feliz de ver que o trabalho realizado pela editora conseguiu passar todas as emoções que o livro deve ter passado em sua língua original. A escrita é incrível, levre, sem firulas, direto ao ponto. Prende o leitor do início ao fim. Sim, li em uma única tarde.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

"Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós."

A edição da Intrínseca está ótima, como sempre. Diagramação perfeita, sem erros aparentes de revisão, páginas amarelas e uma bela capa, mesmo que eu ache a primeira que eles lançaram mais bonita.

É isso galera, espero que tenham gostado da resenha. Leiam o livro e gostem tanto quanto milhares de pessoas gostaram e o levam como um dos melhores da sua vida. Posso garantir que não irão se arrepender nem um pouco, pois uma história maravilhosa os aguarda. É isso, até sábado, quando finalmente voltarei com o extraordinário Vinland Saga.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário