Especial Estação Onze - O Museu da Civilização


Boa tarde Divagadores, como andam as coisas por ai? Faz um tempinho que eu não apareço por aqui, não é mesmo? E cadê a novidade nisso? Vocês já estão mais do que acostumados com esses meus desaparecimentos. Bem gente, deixando isso de lado hoje eu vim falar de uma coisa um pouquinho diferente. Quando a parceria com a Intrínseca começou o primeiro livro que recebemos para o blog foi o Estação Onze, alguém se lembra dele? Fiz a resenha dele tem mais de um mês pra quem não viu ainda... Como sempre em minha resenha eu me limito a não dar muitos detalhes pra acabar não gerando spoilers e bem essa foi mais uma daquelas vezes em que não entrei muito em detalhes.

A história contem diversos personagens e um deles é Clark, que em determinado momento após a calamidade que tomou conta do mundo decidiu começar a reunir uma série de objetos, como cartões de crédito, celulares, carteiras de habilitação... Enfim, objetos que não teriam mais nenhuma utilidade em um mundo arruinado, mas que ajudariam a contar uma história e assim nasceu o Museu da Civilização.

Baseado nesse fato a Intrínseca veio até os seus parceiros fazendo as seguintes perguntas:

Do que você sentiria mais falta? 
Por quê? 
Quais objetos você levaria para o museu da civilização?

Diante desta proposta a equipe do blog decidiu vir aqui e montar o seu próprio Museu da Civilização e cada um de nós vai trazer até vocês três objetos que gostaria de colocar neste museu, mas esta postagem não vai parar apenas aqui... Nós convidamos alguns amigos (infelizmente nem todos convidados acabaram nos mandando o que pedimos, mas tá valendo) para ajudar a compor o nosso museu. Querem saber o que cada um vai trazer pra nós? Então sigam-me os bons.


Eu não usei critério nenhum para falar a verdade. Eu simplesmente pensei em coisas que acho que realmente seriam importantes para a humanidade sendo pessoal ou não, por isso, que o único objeto realmente pessoal é uma foto minha com meus amigos, mas mesmo ela carrega um pequena lição: A de que a Internet traz coisas boas e amizades de verdade.


Porque para mim, o mais importante é a palavra escrita. E eu, como a maioria das pessoas, aprendeu a realmente a gostar de ler livros com a fantástica história criada por JK Rowling. Então, os livros de HP deveriam estar nesse museu por terem ensinado a milhões de pessoas a lerem.


Porque esse foi um dos melhores dias da minha vida. E porque essa foto representa que sim, você pode encontrar amizades de verdade na internet.

Fonte da imagem: O Vale

Porque é uma das coisas mais lindas que eu já vi na vida, uma herança da mundo. Patrônimo histórico da humanidade. Destruída em um enchente em 2010, que foi restaurada e reinaugurada em 2014.


Não vou mentir, na hora de fazer a minha escolha eu não pensei em nenhum momento na importância que as coisas poderiam ter pra humanidade em uma era pós-apocalipse, eu pensei em coisas que são especiais pra mim, mas duas delas poderiam deixar uma leve contribuição para a sociedade futuramente. E vou te falar viu... Que coisa mais difícil essa de ter que escolher apenas três coisas.


Quem me conhece muito bem sabe o tamanho da minha paixão por esta personagem criada pelo Neil Gaiman então é claro que eu iria fazer questão de levar algo relacionado a ela para o Museu da Civilização e optei por essa estatueta pelo simples fato de ela ter sido um presente que ganhei do meu irmão, sem contar que ela foi a primeira peça que foi feita pelo artista e serviu pra criar o molde com a qual todas as outras peças dele seriam feitas.


Receber um pedido de casamento foi uma das coisas mais importantes e um dos momentos mais felizes da minha vida e por isso eu adoraria guardar o simbolo deste momento no museu. Como eu disse seria uma das coisas "uteis para a humanidade" pelo simples fato de lembrar algo relacionado a cultura de uma civilização quase extinta. 

Fonte da imagem: Ediouro

Quem conhece bem o meu amor por essa maravilhosa obra de Sir Arthur Conan Doyle certamente já esperava que eu trouxesse estes livros para cá, mais uma das coisas que eu acho que poderia se tornar importante para a humanidade em uma era pós-apocalíptica por ser uma obra maravilhosa e que contribuiria com a preservação da leitura e da escrita. 


A escolha dos objetos mesclou emocional e prático, mas mesmo os emocionais tem sua utilidade.


Meu personagem favorito, em uma caneca dada de presente do meu irmão, com uma coca cola bem gelada dentro. Para esperar o mundo acabar, já está de bom tamanho para mim.


Sem eles eu não enxergo então mesmo que o mundo não acabasse, eu preciso deles. Simples assim.


Eu certamente salvaria minha guitarra, mas supondo que no fim do mundo a primeira coisa que vá sumir é a eletricidade, não quero que a falta de tecnologia me impeça de fazer música. Certos momentos pedem uma trilha sonora.


Eu fui mais pela emoção. Escolhi objetos que remetessem a algum sentimento.


O marcador de texto marca o que é mais importante, são coisas importantes que nos transformam. Posso marcar uma bela frase com um ensinamento de vida, ou um pequeno texto sobre o comportamento do consumidor, isso mudará a minha vida de alguma forma.


O colar com um relógio me remete a tempo, e é o que carregamos no peito. O tempo transforma, liberta e ensina. O que levo no peito são todos os ensinamentos que o tempo me trouxe.


Se eu pudesse guardaria a esperança, mas o que mais se aproxima é o Bat-Signal. Ele da o sinal da esperança, o sinal de que todos podemos fazer nossa parte, que é possível.


Entre tantas coisas que nos marcam ou são importantes em nossa vida, é difícil escolher apenas três objetos. Por isso, tentei mesclar o emocional com a prático nas minhas escolhas. 


Esse item vale para o meu lado prático. Ano passado me apaixonei pelo piano (mas, logicamente ainda não tive os meios para comprar um). Fiquei completamente encantada quando consegui comprar esse teclado (e devo dizer que ainda estou), por isso certamente o salvaria.


Final Fantasy é minha série de vídeo game favorita, e os jogos marcaram muito minha vida. Comprei esse Moogle num momento especial, quando fui ver o show Distant Worlds, orquestra oficial do Final Fantasy. Conheci o Nobuo Uematsu em pessoa! Sim, fiquei muito animada no show.


Essa pode ser até uma trapaça, pois dentro da caixinha tenho várias pequenas lembranças e memórias de momentos da minha vida: ingressos de shows, folders de eventos, mensagens e cartas de amigos, cartões postais, lembrancinhas de lugares que visitei. Mas dentre os três, é o primeiro objeto que eu salvaria. Cada vez que abro essa caixa, me bate uma enorme nostalgia e sempre abro um sorriso.


Usei como critério para a escolha, coisas que são e foram marcantes na minha vida.

Fonte da imagem: U2 Brasil

Bom, eu escolhi o livro do U2 porque é a minha banda favorita e esse livro resume a história da carreira deles.


A foto de Buenos Aires porque foi minha primeira viagem pra fora do Brasil e eu gostei muito de ter ido e conhecido uma cultura diferente.


A foto da Mel, escolhi porque foi através da vinda dela para minha vida que eu aprendi a gostar de gatos, minha paixão sempre foi por cães e ela mudou minha visão.


Não sou muito materialista, tanto que vi muitas das coisas que tenho em casa e poucas delas realmente seriam importantes para levar, ainda assim, duas das minhas escolhas são bens materiais, mas que são importantes para mim, emocionalmente principalmente. E a outra, seria uma recordação cheia de alegria contida nela.


Uma das coisas que levaria seria, é claro, meu livro preferido da vida, não preciso de muitas outras razões para colocar ele no museu da civilização.


Primeiro que esse é especial por toda a saga que foi conseguir ter esse exemplar, além de ser um desfecho sensacional para uma trilogia sensacional. E é autografado por um autor incrível. Meu precioso!


Ai cara, como eu adoro essa foto. Ela foi tirada no fim do semestre passado da faculdade, quando acabamos a última prova. Tem todo o sentimento de finalmente livres (por um tempinho) e também nela estão pessoas incríveis.


Bem Divagadores, esse é o pequeno acervo que juntamos para o nosso museu. Gostaria muito de agradecer a todos da equipe que colaboram com a criação desta postagem e agradecer ainda mais aos nossos amigos Hugo, Jéssica e Thais que colaboraram com a montagem desse espaço. Mas gente, só eu que achei difícil ai ter que escolher esses itens? E vocês, se pudessem colocar algo no Museu da Civilização o que seria? Faça sua lista e deixe aqui nos comentários pra gente.

Beijinhos e até a próxima.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário