[RESENHA] Surpreendente!

Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2015
Classificação: 5/5
Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.

Olá pessoas divagadoras! Sem muita enrolação, hoje trago para vocês a resenha de um livro incrível! Fiquem com: Surpreendente!
“A vida real é como o jogo da velha. Quando você aprende seus segredos, o resultado sempre dá velha. A não ser que você consiga uma jogada realmente...”
“Não existe fim, não existe início. Apenas a infinita paixão da vida.” - Federico Fellini
Pedro Diniz é um cara, apaixonado por cinema, que trabalha em uma vídeo locadora na periferia, apesar de sua boa condição de vida e ir contra os desejos da mãe, de querer ver o filho longe de lugares perigosos. Além disso, ele coordena o último cineclube de São Paulo, onde tenta transmitir para aqueles que vão até o local o movimento do qual ele é adepto ferrenho: o cinema felicidade.

Nosso protagonista também é um cineasta e sente que pode contribuir muito para o mundo com sua forma de ver o cinema e o quanto ele é importante para a vida das pessoas ao seu redor. Todo esse amor pelas películas também o ajuda a superar as dificuldades de uma doença nos olhos que aos poucos ia tomando sua visão, mas que parou repentinamente, não sem já ter causado alguns problemas antes. Depois disso, sua maior ambição começou a ganhar mais força: ganhar o mais importante prêmio do cinema brasileiro: o Cacau de Ouro. Sua ideia é montar um roteiro magnífico, capaz de transmitir para as pessoas tudo o que ele acredita através de um filme marcante, genial. Como ele vai conseguir essa genialidade toda? Ele não faz a mínima ideia.

E é com essa ideia em mente que vamos nos aventurar pelas páginas de Surpreendente! ao lado de Pedro, Cristal, Fit e Mayla que saem em busca de uma grande e verdadeira história. Uma história de amizade, superação, amor, ensinamentos e que faz o leitor se sentir dentro de um filme, enxergando e imaginando tudo pelos olhos do protagonista. 

“A vida é colorida, mas a realidade é em preto e branco.” - Wim Wenders
Surpreendente! é aquele livro que lhe deixa confortável, de coração leve, tamanha a beleza da história. Maurício Gomyde consegue escrever de uma maneira extremamente leve e durante todo o livro faz dos momentos de demonstração de sentimentos, de carinho, de amor, belíssimas situações, com bastante poesia e um grande apelo visual, mesmo que só estejamos lendo.

A construção da obra se dá quase que como um filme de verdade, pela riqueza de detalhes que o autor usa. Há certos momentos que são impossíveis de não se imaginar um filme. Eu poderia citar várias e várias cenas do livro que representassem bem o que estou dizendo, mas a magia de verdade vai acontecer quando vocês lerem o livro.

Outro destaque é a naturalidade das transições de momentos felizes para os dramáticos e também da presença do drama no decorrer das páginas. Primeiro que tudo tem uma transição leve, por mais que alguns momentos sejam repentinos, principalmente por conta de reviravoltas e revelações. O autor vai dosando bastante a dose de drama da história, o que, ao contrário de certas obras, não fica forçando o leitor a se emocionar com O momento de se emocionar. Em Surpreendente! toda a carga emocional vem naturalmente e em vários momentos, não somente um ou outro em específico. 

É bem por conta disso que podemos enxergar naturalmente as cores que compõem a vida dos personagens e porque não, a nossa também. Porém, choques de realidade podem tirar todas essas cores dos nossos olhos e, em Surpreendente!, Maurício Gomyde faz isso de maneira maestral.

“Lembre-se de que nenhum homem é um fracasso se tiver amigos.” - Frank Capra
O momento Road-Trip é mais uma das grandes belezas da obra. É nele que Maurício Gomyde faz os personagens viverem alguns de seus melhores momentos nas páginas. A amizade e companheirismo do quarteto daqui em diante começa a ganhar a verdadeira grande forma. Na estrada, Pedro, Cristal, Fit e Maya conhecem algumas duras realidades, aprendem mais sobre a vida e capturam esses momentos como parte do grande filme que está sendo feito. Cada um dos personagens conseguem ter seus momentos sem ofuscarem uns aos outros. É impossível não se apaixonar por cada um deles, por suas personalidades e pelo valor que eles dão a essa amizade tão bonita.

Pedro, a essa altura, já tem passado por muitos problemas e está em um momento de se redescobrir, em busca de mais respostas e vivendo novas experiências que ele nunca imaginou que chegaria a viver. Dando todo o apoio possível, os outros três estão ali do lado dele, também buscando entender os sentidos de toda essa aventura e do que Pedro está em busca ao filmar um filme pela estrada que leva até uma cidade no interior de Goiás. Cristal é o principal pilar da vida de Pedro nesse momento. Os dois possuem uma forte conexão desde que se conheceram e parecem ter sido feitos um para o outro. Ela tem uma personalidade forte, decidida e não economiza nas forças que dá ao protagonista. Fit é o melhor amigo e como todo melhor amigo, está ali, sempre do lado, nos melhores e piores momentos. E Mayla é praticamente uma melhor amiga, uma garota criativa e que está realizando o sonho de participar de um filme. Não só por isso ela se envolve na aventura, já que ela, assim como os outros, se preocupa e se importa com Pedro, a ponto de enfrentar e compartilhar com ele os momentos de dor. 

Nem de longe vocês vão conseguir entender a força da amizade desses quatro com as minhas palavras, vocês simplesmente tem que ler para atestar a veracidade desses fatos. Mas acreditem quando digo que provavelmente eles vão ser alguns dos personagens mais legais, completos e verdadeiros que vocês terão lido nos últimos tempos.

“Sorria, embora seu coração esteja doendo. Sorria, mesmo que ele esteja partido. Enquanto houver nuvens no céu você sobreviverá...” - Charles Chaplin
A história de superação dos personagens é uma das mais belas que eu já li. Há muito tempo um livro não conseguia me prender tanto às suas páginas quanto Surpreendente! me prendeu. A força dos personagens, os acontecimentos, as revelações, tudo escrito com bastante propriedade por Maurício Gomyde. O cinema também não deixa de ser a alma desse livro, pelas inúmeras referências a diversos clássicos da sétima arte, que, é claro, também não tem como sobreviver sem uma trilha sonora, trilha essa também presente com várias músicas icônicas. O próprio livro tem um poder visual enorme, se tratando das descrições e do fato do autor, em diversos momentos, se utilizar de meios que façam o leitor se sentir realmente dentro de um filme ou imaginando como Pedro está passando por determinado momento. Surpreendente! leva o leitor a uma verdadeira imersão na história da vida desses personagens.
“Se tudo é imperfeito neste mundo imperfeito, então o amor é perfeito em sua imperfeição.” - Ingmar Bergman
Meus mais sinceros parabéns para o autor, Maurício Gomyde e também para a editora Intrínseca, por disponibilizarem essa belíssima obra para nós leitores. Também quero destacar, como um bom publicitário que gosta de coisas bonitas e bem feitas, o belíssimo trabalho gráfico do livro e do kit, que vocês puderam conferir nas fotos da resenha.

É isso galera, a resenha foi grande, mas por um motivo mais que especial. E aguardem, posts sobre Surpreendente! não param por aqui. Até a próxima.

*Livro cedido por parceria com a Intrínseca

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário