[RESENHA] A Febre

Autor: Megan Abbott
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2015
Classificação: 4/5
Na Escola Secundária de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparável. Filha do professor de química e irmã de um popular jogador de hóquei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma típica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicável e violenta convulsão no meio de uma aula, ninguém sabe como reagir.

Os boatos começam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsões e tiques nervosos, deixando os médicos intrigados e os pais apavorados. Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV?

Envoltos em teorias e especulações, o pânico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaçando a frágil sensação de segurança daquelas pessoas, que não conseguem compreender a causa da doença terrível e misteriosa.

Bom dia Divagadores, como andam as coisas por ai? Será que todo mundo anda sofrendo com o calor tanto quanto eu? Mas gente, eu estou quase indo morar dentro de uma geladeira, São Paulo tá horrível de se viver. Enfim, mesmo que seja dureza a vida continua e aqui estou eu trazendo mais uma resenha pra vocês. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.


Eu nunca havia lido nada da Megan Abbott e quando li a sinopse desse livro decidi me arriscar porque achei a história um tanto quanto interessante, e tenho que dizer que a autora não me decepcionou. Eu não precisei ler muitas páginas pra entender o motivo pelo qual ela é considerada uma das escritora de suspense mais aclamadas da nova geração e me prender completamente pelo seu modo de escrever. Eu sinceramente me senti presa a trama o tempo todo, mas tenho que dizer também que me senti completamente angustiada por não conseguir achar respostas para o que estava acontecendo. Calma, eu não achei isso, ruim, eu achei isso extremamente maravilhoso pelo simples fato que eu odeio quando as tramas se tornam extremamente previsíveis. E não é só isso, o modo como a Megan escreve me fez sentir a angústia e medo que tomava conta dos personagens da trama, não apenas da protagonista, mas também de vários personagens que faziam uma pontinha aqui e ali.

O enredo é narrado de uma maneira muito boa, não demora muito para termos umas breve noção de quem são os personagens envolvidos na história e para que "a febre" surja na trama. Logo nos primeiros capítulos Lise já sofre sua convulsão dentro da sala de aula e começa a deixar a escola na mais completa confusão. O pior de tudo é que ela não é a única, Gabby, outra amiga da protagonista acaba sendo o segundo caso e a cada momento mais e mais meninas começam a ser hospitalizadas com sintomas completamente sem explicação. E no meio de tudo isso Dennie, a protagonista do livro e a única de suas amigas a ficar bem se vê envolta pelo medo de ser uma transmissora, seja lá do que fosse, ao ver que suas amigas e pessoas com as quais ela tem contato estão sofrendo sabe-se lá de que.


No decorrer dessa história, que é narrada em terceira pessoa pela perspectiva de Dennie, seu pai Tom e seu irmão Eli somos apresentados a uma série de especulações sobre as possíveis causas dos crises que as meninas começam a sofrer de modo que fica complicado chegar a uma conclusão do estaria causando "a febre". Sério mesmo, perdi as contas de quantas vezes eu estava quase me convencendo de que a causa era X, mas de repente aprecia alguém com uma teoria Y, eu acreditava nela e assim ia, mas na boa, uma coisa eu tenho que dizer, eu em momento algum imaginei a verdadeira causa por trás de tudo o que aconteceu. Sem brincadeiras o final da história foi completamente inesperado e me deixou de queixo caído.

Ok, até agora vocês me viram tecendo apenas elogios pra esse livro, mas ali em cima eu dei uma nota 4 pra ele, certo? Acontece que infelizmente esse livro acabou tendo um defeito que me deixou bem chateada. Megan realmente construiu uma boa trama, deu um final pra história que eu jamais ia imaginar, mas a autora acabou deixando alguns fatos sem explicação no final do livro e isso me deixou um tanto quanto decepcionada, eu não gosto quando uma trama tão rica em detalhes acaba ficando com uma ponta solta, mas ainda assim isso não foi o suficiente para acabar com todo o brilho do livro. 


Bem, é isso ai Divagadores, eu vou ficando por aqui porque se eu começar a falar mais sobre o livro vou acabar soltando spoilers ao falar de certos detalhes que me pegaram de jeito ou me intrigaram. Melhor eu ir ficando por aqui mesmo.

Beijinhos e até a próxima.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário ♥

Postar um comentário