[RESENHA] Mosquitolândia + Sorteio

Autor: David Arnold
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2015
Classificação: 5/5
Mosquitolândia - “Meu nome é Mary Iris Malone, e eu não estou nada bem.” Após o inesperado divórcio dos pais, Mim Malone é arrastada de sua casa em Ohio para o árido Missis - sippi, onde passa a morar com o pai e a madrasta e a ser medicada contra a própria vontade. Porém, antes mesmo de a poeira da mudança baixar, ela descobre que a mãe está doente. Mim foge de sua nova vida e embarca em um ônibus com destino a seu verdadeiro lugar, o lar de sua mãe, e acaba encontrando alguns companheiros de viagem muito interessantes pelo caminho. Quando a jornada de mais de mil quilômetros toma rumos inesperados, ela precisa confrontar os próprios demô- nios e redefinir seus conceitos de amor, lealdade e sanidade. Com uma narrativa caleidoscópica e inesquecível, Mosquitolândia é uma odisseia contemporânea, uma história sobre as dificuldades do dia a dia e o que fazemos para enfrentá-las.
Se eu fosse resumir Mosquitolândia em uma palavra, ela seria: Improbabilidades. Uma introdução minha diferente do normal, para um livro diferente do normal, fiquem com a resenha.


Mosquitolândia vai contar a história de Mary Iris Malone, também conhecida por Mim. Seus pais se divorciaram, seu pai a leva para o Mississippi, bem distante de onde ela morava anteriormente, Ohio. Na nova casa ela passa a viver também com sua madrasta, pessoa por quem ela não nutre nenhum tipo de empatia. É lá também onde ela passa a tomar medicamentos controlados, graças a fixação doentia de seu pai em acreditar que a filha é louca, que herdou os problemas mentais que fazem parte do histórico da família. Depois de algum tempo, para piorar ainda mais a sua falta de vontade de estar naquele lugar onde ela se sente completamente deslocada, descobre que a mãe está doente. É aí que ela decide por em prática uma ideia que já vinha construindo na sua cabeça há tempos: fugir e enfrentar uma viagem e verdadeira aventura de 1524 km até Cleveland onde sua mãe está vivendo.

É com essa grande viagem que podemos resumir todas as coisas improváveis desta leitura. A história muda de rumo tantas vezes, acontecem tantas coisas tão surreais, absurdas, que é capaz até de fazer o leitor duvidar da capacidade imaginativa do autor. Mas acho que vai mais longe que isso. Para mim, algumas das coisas absurdas e praticamente impossíveis de se acontecer na vida real (pelo menos não das maneiras que lemos no livro) foram escritas intencionalmente, um risco, é verdade, mas é um fator que casa perfeitamente com o estilo Mim de ser: uma história improvável, com rumos improváveis, acontecimentos improváveis da aventura de uma personagem completamente imprevisível.

Mim tem 16, é de se pensar que ela, como protagonista de uma história desse gênero é suficientemente madura para entender certos riscos, mas que também é aberta a maiores ensinamentos que uma viagem e as pessoas que ela encontrar no caminho podem lhe proporcionar. E é assim mesmo, com toques de perspicácia, coragem, mas também fragilidade, temores. É uma personagem que reflete muito sobre suas atitudes, sobre as pessoas ao seu redor. Nem sempre tudo que ela pensa e faz é realizado da maneira mais inteligente possível, às vezes nem inteligente chega a ser, mas sempre há um pouquinho que seja de desejo de que aquilo seja o melhor que ela pode fazer no momento.


O clima “road-trip” é forte e bem construído dentro da proposta do livro. A todo momento somos surpreendidos com mudanças de rumo, o que obriga a protagonista a enfrentar alguns problemas, alguns deles preocupantes, de deixar o leitor temeroso com o que pode acontecer com a personagem, (perdoem-me pelo que falarei a seguir) mas nada que um jato de vômito bem direcionado não resolva (quem já leu vai entender a referência). É com saídas desse e de outros tipos que o livro é construído e sem parecer extremamente forçado dentro do que ele se propõe a ser. Novamente definindo, é uma história cheia de surpresas que é o reflexo de uma protagonista cheia de surpresas.

Os personagens são o ponto mais forte da obra e vemos isso a todo momento sendo reforçado, principalmente com o fator amizade. Já falei sobre Mim um pouco mais acima, então, vou pular ela e falar sobre o querídissimo Walt. Ele é um garoto que ela encontra em um de seus desvios improváveis, duvidosos e, porque não, perigosos. Se eu bem entendi e não estou até agora com a construção do personagem bem mal absorvida, ele tem Síndrome de Dawn e vive no que ele chama de Nova Chicago, que nada mais é que uma barraca em uma clareira, onde ele vive depois que foi mandado até a cidade pelo pai para a casa de alguém ou um motivo que não consigo me recordar no momento. A ligação que Mim tem com o garoto é instantânea, uma amizade realmente forte e, nas palavras da própria personagem, em três dias de convivência com ele e o outro personagem que vou citar em seguida, se importa mais com eles do que com as outras pessoas com quem ela conviveu nos seus 16 anos de vida.

O outro personagem é Beck, por quem ela instantaneamente se sente atraída assim que o vê tirando fotos no ônibus em que eles viajavam. Eles logo “se separam” sem nem mesmo se conhecer, mas o personagem volta um pouco mais a frente para fazer parte do trio que se forma. É um personagem tão legal quanto Walt e Mim e eles basicamente se completam, por mais que o foco do livro seja a Mim. O “romance” construído entre ele e a protagonista é bem verdadeiro, bonitinho mas que fica em segundo plano, o que é um ponto positivo. E acho que não exagero ao falar que um segundo livro, completando certas coisas caberia perfeitamente, por mais que a história já esteja bem fechadinha. Basicamente essa minha afirmação se resume ao fato de que Walt e Beck conseguem facilmente sustentar uma história por conta própria, pois são personagens igualmente profundos, ainda que fora de qualquer realidade de personagens que já tenha lido em livros do gênero.


O pai de Mim é um ser completamente anormal, se duvidar é o verdadeiro louco da história. Ele tem um medo, fixação no fato de que a filha pode vir a demonstrar os sintomas de doença mental que ele força ela a tomar remédios somente para mantê-lo seguro de suas suspeitas. Mim, é claro, não gosta nada disso. Já Kathy, a madrasta, é construída de um jeito para que mais à frente possamos ter uma ideia diferente da personagem. Por fim, a mãe, Eve, que é pouco presente durante a aventura, com presença somente no final, mas que aparece em lembranças, tanto na narrativa normal quanto em diários/cartas que Mim escreve para a personagem Isabel, por sinal, uma jogada inteligente do autor. Não consegui esboçar muito bem uma opinião sobre ela e aquilo que eu poderia falar acabaria sendo spoilers, então melhor ficar quieto.

Mosquitolândia consegue, mesmo em suas diferenças, encantar até mesmo o leitor que tenha dúvidas sobre o que ele pode lhe proporcionar na leitura. É um livro cheio de lições sobre as coisas ao nosso redor e com certeza fará os leitores tirar dele um ensinamento que seja. Para mim, foi excelente e uma das melhores do ano. Acredito que para alguns, o máximo que pode acontecer é não ter algumas de suas expectativas superadas e um certo estranhamento com a natureza improvável dos acontecimentos, mas acreditem, é um livro que vai encantar com seus momentos leves, engraçados e dramáticos. 

E agora, sorteio! Eu sei que o pessoal gosta, então, um leitor sortudo vai ter a oportunidade de aproveitar essa linda história. Basta seguir ao menos a opção necessária mais embaixo para participar. Para ter mais chances de ganhar, é só seguir os demais passos que ficarão liberados após cumprirem o primeiro. Espero que tenham gostado da resenha. Boa sorte!



a Rafflecopter giveaway Informações Importantes:
As inscrições para participar do sorteio poderão ser feitas até o dia 30/09/2015;
Necessário possuir endereço de entrega no Brasil;
O resultado do sorteio será divulgado em até 05 dias após o término da promoção;
O envio dos kits será feito pela Editora Intrínseca, em até 30 dias úteis após o anúncio do vencedor;
O vencedor terá 48 horas para responder o email de contato com os dados necessários para o envio dos livros. Na falta de retorno, o sorteio será refeito;
Não nos responsabilizamos por extravio, danos no pacote ou endereço inválido;
Perfis exclusivamente promocionais não serão aceitos;
Em caso de qualquer dúvida, entrem em contato pelo vagandoedivagando@gmail.com
*Livro cedido por parceria com a Intrínseca.

Comente com o Facebook:

2 comentários ♥

  1. Eu li alguns posts acerca deste livro em blogs literários. A própria editora fez uma entrevista imaginaria com a protagonista do livro. Achei bem interessante e também a personalidade da personagem.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler o livro. Tem uma ótima capa, é de uma ótima editora e fiquei interessado no conteúdo a partir dessa resenha. Intrínseca sempre vem com bons livros. Parabéns ao blog, do qual agora sou um seguidor. Grande abraço. www.tomoliterario. blogspot.com

    ResponderExcluir